Quitandinha adere a projeto que leva para alunos ações de valorização de atrativos locais

Iniciativa do Governo do Estado, o projeto Turismo na Escola capacita professores do município para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, buscando identificar potencial turístico na região e cuidar dos atrativos. É o segundo município a aderir o projeto neste ano. O primeiro foi Rio Negro.
03/05/2024 - 15:50
Editoria

O município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, formalizou nesta sexta-feira (3) a adesão ao projeto Turismo na Escola, do Governo do Estado. Desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com municípios e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a iniciativa capacita professores para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, com foco no turismo local.

A próxima etapa será a definição das escolas municipais que adotarão o projeto. Pertencente à Região Turística Rotas do Pinhão, Quitandinha é a segunda cidade a aderir ao Turismo na Escola neste ano. A primeira foi Rio Negro, na região Sul, que também pertence à região Rotas do Pinhão e onde 13 escolas municipais participam da iniciativa.

“O Turismo na Escola é uma maneira de despertarmos na comunidade local a capacidade de identificar o potencial deste atividade na sua região”, disse a diretora-geral da Setu, Camila Aragão. “Dessa forma, estudantes e professores aprendem sobre a importância do setor para a economia da cidade e também há aquele despertar sobre o cuidado que precisam ter com atrativos, especialmente os de natureza”.

No ano passado, 1.370 alunos de oito escolas municipais da Região Turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado) foram impactados com o desenvolvimento de 30 projetos dentro dessa temática. Os temas trabalhados em sala de aula estão ligados ao ecoturismo, turismo cultural, turismo religioso, turismo náutico, turismo de aventura, turismo rural, turismo de negócios e eventos, turismo de esportes, pertencimento, gastronomia, e patrimônio histórico e cultural.

CADASTUR – A assinatura do acordo entre a Setu e Quitandinha ocorreu durante o 1º Workshop de Turismo da cidade. O evento tem como objetivo sensibilizar profissionais do setor, empreendedores locais e gestores municipais sobre a importância de ter as atividades ligadas ao turismo cadastradas no Cadastur.

Trata-se de um sistema criado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de formalizar, ordenar e promover a qualidade dos serviços turísticos, fomentar o desenvolvimento do setor e facilitar o acesso ao crédito a empresas e profissionais credenciados.

Até o final do mês de abril, mais de 10,5 mil empreendimentos e profissionais do Paraná já constavam no sistema. O Cadastur é obrigatório para as empresas que atuam diretamente com a atividade turística em diversas modalidades, como acampamentos, agências, guias, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

Mesmo para atividades em que o cadastro não é obrigatório, como bares e restaurantes e locadoras de veículos, é importante que ele seja feito. Entre as vantagens de estar registrado no Cadastur figura, além do acesso a financiamento, também oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e do Governo do Paraná, além de visibilidade nos sites do governo federal e do próprio Cadastur.

ROTAS DO PINHÃO – A Região Turística Rotas do Pinhão que compreende Curitiba e grande parte da RMC, tem forte influência da imigração europeia, principalmente polonesa, ucraniana, italiana e alemã. Traços distintivos das culturas mineira, paulista e do tropeirismo também ajudam a formar um caleidoscópio de sotaques, sabores e tradições.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

Instagram           Facebook